O governador Jerônimo Rodrigues participou do encerramento do 24º Encontro Estadual de Educadoras e Educadores do MST na Bahia, realizado neste sábado (26) em Salvador. Durante o evento, ele destacou a importância de uma pauta conjunta entre o Estado, movimentos sociais e municípios para garantir melhores condições de vida no campo. “Nós queremos cuidar do tema da educação do campo, mas também da saúde, da cultura, e de garantir terra, água e estrada pavimentada para quem mora no campo”, afirmou Jerônimo.
O encontro, que contou com a participação de 340 educadores de assentamentos e quilombos de várias regiões da Bahia, apresentou modelos pedagógicos que valorizam a agricultura limpa e a natureza, além de reforçar o trabalho conjunto com o governo para melhorar a estrutura das escolas rurais. “A Secretaria de Educação está junto conosco, pensando e construindo nossas escolas para que estejam bem estruturadas e ofereçam uma educação pública gratuita e de qualidade”, disse Síntia Carvalho, do MST.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou que o evento está alinhado aos projetos estratégicos do governo para as zonas rurais e territórios quilombolas, como o Bolsa Presença e o Educa Mais Bahia. Para o educador Munvualenganga, o encontro foi fundamental para a troca de experiências e fortalecimento da educação popular nos territórios de reforma agrária. “Reacende na gente a esperança em relação à educação popular”, celebrou o professor. O evento também marcou a celebração dos 40 anos do MST e suas lutas por reforma agrária no Brasil.