Search
Close this search box.
,

MEC debate uso de inteligência artificial para melhorar políticas públicas

Ferramenta promete otimizar gestão escolar e garantir acesso mais eficiente aos direitos educacionais

Governo destitui servidor envolvido em esquema de propina com pastores
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) promoveu esta semana o seminário “Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial”, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento reuniu pesquisadores e gestores públicos para debater o uso da inteligência artificial no gerenciamento de informações educacionais, visando melhorar a eficiência das escolas e garantir os direitos dos estudantes através de uma governança de dados mais moderna.

Durante o encontro, especialistas destacaram como a análise em tempo real de dados, como a frequência dos alunos, pode ajudar as escolas a adotar medidas mais eficazes para garantir a permanência dos estudantes. A diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Gea Martinez Stefani, ressaltou a importância de modernizar o tratamento dos dados. “Quando falamos sobre conexão das informações, estamos falando sobre fornecer direitos e serviços que já poderiam estar disponíveis, mas que tecnicamente ainda não se organizou para oferecer”, afirmou.

Para enfrentar esses desafios, foi criado o “Gestão Presente”, um hub educacional desenvolvido pelo MEC em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da UFAL. O sistema funciona como uma plataforma que armazena dados de estudantes e auxilia na gestão escolar, com funcionalidades como diários de classe e matrículas, buscando centralizar informações para otimizar os processos.

Anuncie no PB Branco

Vilmar Klemann, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apontou as dificuldades enfrentadas pelas redes municipais, como dados incorretos e a falta de profissionais qualificados. Ele destacou a alta rotatividade dos profissionais como um dos grandes desafios na governança de dados educacionais. “Infelizmente, a rotatividade de profissionais qualificados nas redes municipais é muito alta”, comentou Klemann.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O seminário destacou o potencial da inteligência artificial não só como ferramenta educacional, mas também como um recurso para otimizar a gestão, permitindo que as escolas operem de maneira mais eficiente. Os debates completos estão disponíveis no canal do MEC no YouTube e na página oficial do evento.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.