Em um evento que reuniu 10 mil estudantes no Parque de Exposições de Salvador nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a expansão do Programa Pé-de-Meia na Bahia. Acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Jerônimo Rodrigues, Lula informou que o benefício agora incluirá estudantes com família inscrita no CadÚnico e renda de até meio salário mínimo, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na mesma condição.
O anúncio trouxe esperança para muitos jovens, como Graziele Almeida, estudante do terceiro ano do Colégio Estadual Manoel Novaes. “É um complemento muito bom, né?! Eu vou guardar esse dinheiro para investir em algo bom para o meu futuro e vou me dedicar para passar em enfermagem. Várias pessoas que não têm condições de se manter na escola agora podem focar em terminar o ensino médio, não precisam trabalhar para ajudar a família”, avaliou a estudante.
O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do momento: “Hoje nós estamos fazendo história. Eu quero pedir aos estudantes, aos professores, aos diretores, aos porteiros de nossas escolas, que a gente trabalhe juntos em um só projeto: o de eliminar o analfabetismo e dar condições para uma educação profissional e superior de qualidade”. Durante o evento, também foi assinada a autorização para a construção de seis novas escolas de tempo integral, beneficiando mais de 2.400 estudantes em municípios baianos.
Com as novas regras, o número de estudantes beneficiados pelo Programa Pé-de-Meia na Bahia passou para 406,3 mil, tornando o estado o segundo no país em número absoluto de contemplados. “É muito importante que a gente tenha clareza de que esse é um programa para formar cidadãs e cidadãos nesse país. Minha preocupação é com a formação do nosso povo”, reforçou o presidente Lula. O programa prevê incentivos financeiros que podem chegar a R$ 9.200 para estudantes que cursarem todo o Ensino Médio.