Em comício realizado nesta quinta-feira (3) em Camaçari, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os esforços do governo para garantir uma votação tranquila nas Eleições 2024. Jerônimo afirmou que já tratou do assunto com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e com o comandante da Polícia Militar, Paulo Coutinho. O governador reforçou a importância de que a Polícia cumpra seu papel de assegurar a paz no processo eleitoral.
Durante o discurso, Jerônimo lembrou os acontecimentos das eleições de 2018, criticando o uso de parte da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal para reprimir eleitores da oposição naquele ano. “Eu pedi à nossa Polícia Militar que não repita o que o ex-presidente [Jair Bolsonaro] fez em 2018. Polícia minha não vai botar estrelinha do PT nem de nenhum outro partido no peito. Policial que quiser fazer política, tire a farda e vá se candidatar. O que eu não quero é manchar a índole da nossa Polícia Militar e Civil, que são orgulho para nós”, afirmou Jerônimo.
O governador ressaltou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o órgão responsável por coordenar o pleito e que os partidos e candidatos devem disputar as eleições de forma democrática, sem interferência das forças de segurança. “Quem tem que dar tranquilidade é a Polícia, e quem coordena a eleição é o TRE, que eu respeito muito”, declarou.
A Polícia Militar da Bahia já anunciou um esquema especial para o dia 6 de outubro, com o emprego de 29.206 policiais em todo o estado. O efetivo será responsável pelo policiamento ostensivo, escolta de urnas e segurança em zonas eleitorais, garantindo a segurança de cerca de 11 milhões de eleitores distribuídos pelos 417 municípios baianos.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Assista ao vídeo abaixo: