A deputada estadual Lucinha do MST (PT) propôs, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a concessão da Comenda 2 de Julho, a maior honraria do Legislativo baiano, à deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ). Lucinha justificou a homenagem destacando a longa trajetória de Benedita como militante do Movimento Negro e de Mulheres, e sua atuação em projetos como a inclusão de pessoas negras nas produções de mídia e a criação do Dia Nacional da Consciência Negra.
Benedita da Silva, autora da Lei Aldir Blanc, que ajudou a classe artística durante a pandemia, também criou delegacias especiais para crimes raciais e foi pioneira na luta por cotas raciais em universidades. “Benedita reflete as lutas de todos aqueles que são excluídos e lutam por uma sociedade socialmente mais justa”, declarou Lucinha, ressaltando a importância da deputada como liderança progressista na Câmara dos Deputados.
Com uma carreira política que começou em 1982, Benedita foi a primeira governadora negra do Brasil e também já atuou como ministra e secretária de Assistência Social. Lucinha espera que a sessão especial para a entrega da comenda ocorra na segunda quinzena de outubro, de forma híbrida, no plenário da Assembleia Legislativa.