Search
Close this search box.
,

“O Cimatec é motivo de satisfação para os baianos”, afirma Walter Pinheiro sobre o impacto do centro tecnológico

Ex-senador destaca os avanços em inovação, ciência aplicada e a formação de milhares de profissionais na Bahia

Foto: Luciano Barreto/PB
Foto: Luciano Barreto/PB

O ex-senador e diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Senai Cimatec, Walter Pinheiro, conversou com o Panorama da Bahia sobre os principais projetos e iniciativas do Cimatec, que tem se consolidado como um dos maiores centros de inovação e ciência aplicada do mundo. Segundo Pinheiro, o impacto do Cimatec vai desde o pequeno agricultor até multinacionais, com projetos de alta tecnologia.

“O Cimatec hoje faz trabalho para um pequeno agricultor, para uma cooperativa, mas também desenvolve para gigantes do Brasil e do exterior”, afirmou Pinheiro. Ele destacou que o Cimatec conta com cinco diferentes sites que abrangem diversas áreas, como o Cimatec Park em Camaçari, que ocupa o espaço onde seria a fábrica da JAC Motors, e abriga 1.200 engenheiros que trabalham no Centro de Desenvolvimento Mundial da Ford.

Entre os projetos inovadores, Pinheiro mencionou o Cimatec Mar, localizado no Porto de Salvador, onde o centro desenvolve robótica submarina. “Estamos desenvolvendo o Flatfish, um robô submarino autônomo que vai a três mil metros de profundidade, um projeto em parceria com a Shell e a Alemanha”, ressaltou. Além disso, o Cimatec Mar tem projetos voltados para a economia náutica, pesca e minerais marinhos.

Outro destaque importante é o Cimatec Sertão, que será implantado no coração da região Cisalana. “Vamos produzir etanol de 1ª e 2ª geração, hidrogênio de baixo carbono e trabalhar na recuperação de solo e ração animal. Isso vai envolver diretamente os pequenos produtores da região”, explicou Pinheiro, reforçando o compromisso do centro com o desenvolvimento regional.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O Cimatec também tem se expandido para a área digital com o Cimatec Digital, localizado no centro de Salvador. “Salvador é uma cidade que brota criatividade por todos os cantos, e software é criatividade pura. Por isso, estamos lançando o Cimatec Digital na Praça da Sé”, destacou Pinheiro, apontando a importância da capital baiana como um polo de inovação.

Pinheiro finalizou a entrevista mencionando a formação de mais de 40 mil profissionais ao longo da história do Cimatec, com orgulho de ver ex-alunos ocupando posições de destaque ao redor do mundo. “Recentemente, em um evento em Dubai, ouvi que onze dos nossos alunos do Cimatec estão trabalhando em uma refinaria em Abu Dhabi. Isso mostra o impacto e a qualidade do nosso centro de formação”, concluiu.

Assista ao vídeo:

Siga a gente no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial. PIX CNPJ: 43.227.209/0001-03

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

ASSISTA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco