O vice-governador da Bahia e candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), propôs que o Carnaval de 2025 tenha como tema a celebração dos 40 anos do Axé. A sugestão foi feita ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e revelada durante o VI Fórum do Carnaval, realizado nesta quinta-feira (19) no Wish Hotel da Bahia. Geraldo, que coordenou o Carnaval da Bahia nos últimos dois anos, destacou a importância do Axé como patrimônio cultural e sua contribuição para o desenvolvimento do estado e da capital baiana.
“O Axé é patrimônio nosso, já levou o nome de Salvador e da Bahia para o mundo. Homenagear seus 40 anos no Carnaval de 2025 é uma forma de reconhecer a colaboração desse ritmo para o desenvolvimento cultural e econômico da nossa cidade”, afirmou o candidato durante o evento, que foi promovido pelo Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar).
Além da homenagem, Geraldo Júnior anunciou que, se eleito, criará o Polo Industrial Criativo do Carnaval e Festas Populares (PICC). O complexo será voltado para articular a cadeia produtiva e logística do Carnaval e outras festas populares, com o objetivo de gerar empregos e estimular a economia local durante o ano todo. Segundo ele, grande parte dos insumos consumidos nas festas ainda é adquirida fora de Salvador, e a iniciativa pretende mudar esse cenário.
Entre outras propostas, o plano de governo de Geraldo também inclui o fortalecimento do Carnaval nos bairros, a descentralização de recursos, e a revisão das políticas municipais para ambulantes que trabalham nos grandes eventos. O candidato, apoiado pelo presidente Lula e pelos 10 partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues, também destacou a valorização dos novos artistas e o reforço dos circuitos oficiais da festa como prioridades de sua gestão.