A Fiocruz divulgou, nesta quinta-feira (19), um novo Boletim InfoGripe que alerta para o aumento de casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados à covid-19 em estados como Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O boletim também destaca um leve aumento de casos de SRAG em idosos, provavelmente associado à covid-19, em Minas Gerais e Paraná.
Em crianças e adolescentes de até 14 anos, os casos de SRAG estão associados principalmente ao rinovírus e ao vírus sincicial respiratório (VSR). Segundo a pesquisadora da Fiocruz Tatiana Portella, já é possível observar sinais de desaceleração no crescimento de casos graves por rinovírus em algumas regiões. “Apesar da desaceleração, é importante que os grupos de risco mantenham a vacinação em dia”, ressaltou Tatiana.
No entanto, a Fiocruz também observou um aumento nos casos graves por influenza A no Rio Grande do Sul, reforçando a necessidade de vacinação contra a gripe, especialmente entre os grupos de risco. O boletim aponta que a mortalidade por SRAG continua mais elevada entre os idosos, com a covid-19 como principal causa, seguida pela influenza A.