Vitória da Conquista foi palco, neste domingo (15), da primeira edição do Festival SouJuvs no interior baiano. O evento, organizado pelo Governo do Estado, reuniu a juventude da região para celebrar a cultura e arte local com o tema “Independência da Bahia”.
A programação contou com apresentações de DJ Afrolatina, Roça Sound, Pipa, Supremo MC e Grupo Vozes do Beco, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Segundo Nivaldo Millet, coordenador do Cojuve, “o festival é resultado de um compromisso do governo para garantir que a gente possa fazer o presente e ver o futuro que a gente quer para a juventude da Bahia”.
A articuladora do Grupo Vozes do Beco, Laiz Gonçalves, celebrou a participação no evento, destacando a importância de ocupar espaços culturais. “Foi uma grande emoção participar e empoderar nossa comunidade. Precisamos ocupar esses espaços que são nossos também”, afirmou. O público foi animado com músicas autorais do grupo, que representa o quilombo urbano Vó Dola.
O festival continua com novas edições em outras cidades. No dia 20 de setembro, Barreiras receberá o evento, com o tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. No dia 22, Ilhéus sedia com o tema “Os Donos da Terra”. Já em Camaçari, no dia 27 de setembro, vai ser discutida a “Revolta dos Búzios”. O último espetáculo será realizado em Feira de Santana, no dia 29 de setembro, com o tema “Valorização Ancestral através dos Blocos Afros”.