O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), ressaltou, nesta sexta-feira (13), os avanços em políticas de inclusão para crianças com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as principais ações, ele destacou a construção de Centros Especializados de Reabilitação (CERs) e a ampliação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas da rede municipal. “O município não oferecia nenhuma vaga para essas crianças, e a figura dos Agentes de Desenvolvimento Infantil [ADIs] não existia”, afirmou Bruno. Atualmente, a cidade conta com 4 mil ADIs, dos quais 2,2 mil foram contratados durante sua gestão.
Reis também apontou o crescimento da demanda por esse tipo de atendimento, que aumentou significativamente após a pandemia. Segundo o prefeito, o número de alunos com deficiência ou TEA matriculados na rede municipal subiu de 5 mil para 8 mil entre 2023 e 2024. Ele destacou que as novas medidas incluem a criação de mais de 50 salas com AEE em novas e já existentes escolas, além da emissão de 6 mil carteiras de identificação para pessoas com TEA. “Ampliamos as salas de atendimento para melhorar as condições dessas crianças”, disse o prefeito.
Durante seu mandato, dois Centros Especializados de Reabilitação foram inaugurados, um no Bairro da Paz e outro em Cajazeiras, este último aberto na semana passada. O prefeito anunciou ainda que um terceiro centro será inaugurado em São Cristóvão até o fim de setembro. “Estamos levando o atendimento para mais perto das mães que, antes, precisavam se deslocar até o centro da cidade ou à Apae”, explicou Bruno.
>> Veja também: TEA: Mães de autistas reclamam da falta de assistência da Prefeitura de Salvador.
Entre os planos futuros, o candidato mencionou a ampliação da parceria com a Apae para a construção de um novo centro em Mussurunga. “Nosso trabalho não para. Vamos levar esse suporte para outras áreas da cidade”, concluiu o prefeito, reafirmando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade em Salvador.