Eleições 2024: Eleitores podem denunciar irregularidades pela internet; veja como

Ferramentas como Pardal e Siade auxiliam no combate a propagandas ilegais e desinformação eleitoral

Eleitores devem estar atentos para não cometer infração no dia da eleição
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cidadãos que identificarem irregularidades durante as eleições municipais de 2024 podem fazer denúncias online diretamente ao Judiciário e ao Ministério Público Eleitoral. A votação para prefeito, vice-prefeito e vereador ocorrerá no dia 6 de outubro, com um possível segundo turno no dia 27.

Denúncias relacionadas à propaganda eleitoral, como o uso indevido de outdoors ou telemarketing, podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, disponível nas plataformas digitais e na versão web. Nos primeiros dez dias de campanha, mais de 14 mil irregularidades já foram registradas no sistema.

Para o combate à desinformação, o TSE disponibiliza o Siade (Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral), que recebe relatos de informações falsas com potencial de prejudicar o equilíbrio das eleições. Denúncias podem ser feitas pelo número 1491, via SOS Voto, ou diretamente ao Ministério Público Eleitoral em casos de crimes como compra de votos e assédio eleitoral.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.