No 11º programa eleitoral [assista abaixo] veiculado na noite desta terça-feira (10), o candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), criticou a ausência de uma política municipal de segurança pública e a falta de parceria entre a administração municipal e os governos federal e estadual. Geraldo propôs a criação de uma Secretaria de Segurança Cidadã e a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública já no primeiro mês de seu governo, caso eleito.
Segundo o candidato, a atual gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil) não aproveita os recursos do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que poderiam ser utilizados para combater a violência e o crime organizado na capital baiana. “O prefeito deveria ter elaborado este plano desde 2020, mas não fez. Salvador sequer tem uma Secretaria de Segurança Cidadã”, criticou Geraldo, ao defender ações integradas entre as esferas de governo.
A candidata a vice-prefeita, Fabya Reis (PT), reforçou a necessidade de um trabalho conjunto para enfrentar a insegurança. “Segurança não é só responsabilidade do governo estadual. É um drama social que afeta todas as famílias, e as prefeituras devem assumir parte dessa responsabilidade”, afirmou a petista.
Assista: