A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lançou nesta segunda-feira (26) o projeto “Collab Artesanato da Bahia”, uma parceria com a marca Meninos Rei e diversas entidades, com o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva e gerar renda para artesãos baianos. O projeto valoriza as identidades e tradições culturais dos artesãos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento econômico.
O secretário da Setre, Davidson Magalhães, destacou a importância da iniciativa: “Estamos incluindo de maneira socioprodutiva segmentos fundamentais, com foco no artesanato, que precisa de cada vez mais atenção nas políticas públicas”. O projeto inclui oficinas de criação e confecção de acessórios, além de qualificação para artesãos, com a participação da marca Meninos Rei, que celebrará seus 10 anos em dezembro.
Um dos resultados esperados é a criação de duas coleções de acessórios em parceria com a Associação Raízes do Quilombo Pitanga de Palmares, de Simões Filho. Uma coleção será apresentada na 58ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), em outubro, enquanto a outra será comercializada pela associação em espaços dedicados ao Artesanato da Bahia. “Estamos cada vez mais aprendendo e é uma grande felicidade poder fazer parte de uma coleção que nunca esperávamos alcançar”, declarou a artesã Claudinéa Conceição dos Santos, que trabalha com piaçava e palha da costa.
Além da visibilidade na SPFW, o projeto prevê a comercialização de diversos modelos artesanais, como bolsas, chapéus e brincos, confeccionados com materiais típicos da cultura baiana, como palha de piaçava, miçangas e búzios.