Motoristas de aplicativos e cidadãos de Salvador têm expressado crescente insatisfação com o que consideram ser a aplicação abusiva de multas de trânsito pela Prefeitura. Durante uma conversa com o candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB), divulgada nesta sexta-feira (23) em seu canal no YouTube [assista abaixo], profissionais do setor denunciaram o aumento significativo do número de radares e a dificuldade em contestar as penalidades.
André Fernando, motorista de aplicativo há quatro anos, destacou o desafio diário de lidar com a mudança brusca de limites de velocidade em vias, que frequentemente resulta em multas. “Quando a gente sai da via de 70km, a gente já se depara na via de 60 km e em cima do radar. Não tem como você já reduzir. Então, basicamente, está mais uma multa”, reclamou.
Geraldo Júnior apontou que, nos últimos nove anos, a Prefeitura mais que dobrou o número de radares em Salvador, o que resultou em um aumento de 1.500% na quantidade de multas aplicadas. “Neste mesmo período, foram arrecadados quase R$ 900 milhões em multas aqui na cidade”, denunciou o candidato, questionando se todas as multas são realmente justas e se a sinalização é adequada.
O professor de trânsito Marcos Santana criticou a ineficiência do sistema de cobranças, afirmando que “muitas vezes os motoristas enfrentam dificuldades em se defender de penalidades que considera injustas”. Ele também destacou que “os recursos arrecadados poderiam ser melhor utilizados para melhorar a sinalização das vias e a infraestrutura do transporte”.
Anderson Santos, taxista, reforçou a dificuldade em contestar multas, mencionando a burocracia envolvida no processo. “É muito difícil retirar uma multa. É uma burocracia, é o sistema que vai dificultar, agora temos que baixar aplicativos e agendar a hora”, afirmou. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Geraldo Júnior, que faz parte da coligação “Salvador pra Toda Gente” junto com Fabya Reis (PT), prometeu revisar o sistema de fiscalização e garantir que as multas aplicadas sejam justas e baseadas em uma sinalização eficiente, caso seja eleito prefeito. A coligação, formada por uma ampla aliança de partidos, conta com o apoio do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues.
Confira a conversa de Geraldo com os motoristas: