O número de candidatos a vereador e prefeito que utilizam uma identidade religiosa em seus nomes de campanha aumentou 225% nos últimos 24 anos, de acordo com uma pesquisa inédita do Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI) da FSB Holding. O estudo, baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgado nesta terça-feira (20), mostrou que essa tendência de crescimento é 16 vezes maior que o aumento geral de candidaturas em pleitos locais no mesmo período.

Em 2000, eram 2.215 candidaturas com identidade religiosa registradas, número que saltou para 7.206 em 2024. Entre os termos religiosos mais utilizados nas candidaturas deste ano, predominam títulos ligados a denominações evangélicas, como pastor, irmão e missionário, que juntos somam mais de 91% do total. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A pesquisa também revelou que, apesar de uma queda no número absoluto de candidaturas desde 2020, devido a mudanças na legislação eleitoral, a presença de identidades religiosas continua forte e se mostra uma estratégia eficaz, especialmente nas eleições municipais. Especialistas apontam que esse fenômeno reflete uma mobilização religiosa crescente no Brasil, impulsionada por novos movimentos que buscam representação institucional e influência política.
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