No Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, o governador Jerônimo Rodrigues assinou uma série de atos destinados a fortalecer as políticas públicas voltadas para a juventude do estado. A cerimônia ocorreu na Biblioteca Central, nos Barris, em Salvador, e foi promovida pela Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve). O objetivo foi comemorar as conquistas, reconhecer os desafios e apoiar as aspirações dos jovens baianos.
Em entrevista coletiva, o governador destacou a importância de ações imediatas para a juventude, enfatizando que as oportunidades devem ser criadas agora, e não apenas no futuro. “Eu quero as ações para a juventude agora. O futuro será consequência disso. Se a gente der essa oportunidade mais cedo, nós teremos profissionais mais cedo atuando nas diversas áreas”, afirmou Jerônimo. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Entre as medidas anunciadas durante o evento, estão o aumento de 33% nas bolsas dos programas Partiu Estágio e Mais Futuro, cujo pagamento será atualizado já a partir de agosto. “Amanhã estará decretado no Diário Oficial esse valor. Agora, ainda em agosto, a gente já manda o pagamento para que a gente possa já fazer esse pagamento do reajuste aos estudantes que estão credenciados”, garantiu o governador. Além disso, foi autorizada uma ação social do DETRAN para oferecer carteiras de habilitação gratuitas a estudantes e jovens em situação de vulnerabilidade.
Jerônimo também apresentou o programa Agente Jovem Ambiental, que será implementado a partir do próximo ano. O programa oferecerá bolsas a jovens para que atuem em suas comunidades, promovendo ações de preservação ambiental. “Nós precisamos de um ambiente bom agora, bem cuidado agora”, destacou o governador, ao explicar que o foco é capacitar a juventude para enfrentar os desafios ambientais do presente. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Essas iniciativas fazem parte de um esforço maior para integrar as diversas secretarias e órgãos do governo estadual na promoção de políticas públicas voltadas para a juventude. Jerônimo ressaltou que todas as secretarias, inclusive a de Educação, devem ser vistas como parte de uma política mais ampla para garantir o desenvolvimento dos jovens baianos em todas as etapas da vida.
Assista: