Search
Close this search box.

STF retoma sessões com foco em orçamento, Eletrobras, internet e marco temporal

Após recesso, Supremo volta às atividades nesta quinta-feira com temas polêmicos na pauta

STF mantém decisão que retém passaporte de Bolsonaro
Foto: Fabio Pozzebom/Ag. Brasil
Foto: Fabio Pozzebom/Ag. Brasil

Com o término do recesso do judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) reinicia suas sessões nesta quinta-feira (1°), colocando em discussão importantes questões relacionadas ao orçamento federal, incluindo o controverso “orçamento secreto” e exceções às regras fiscais recentemente aprovadas pelo Congresso.

Na primeira sessão presencial de julgamentos, o plenário abordará a ação direta de inconstitucionalidade contra a Emenda Constitucional dos Auxílios Sociais (EC 123/2022), conhecida como PEC Kamikaze. Esta emenda, aprovada pelo Congresso, instaurou um estado de emergência no país, permitindo ao governo de Jair Bolsonaro conceder isenções fiscais para combustíveis e ampliar programas de transferência de renda em ano eleitoral, o que normalmente seria proibido pela legislação. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O partido Novo questionou a medida no STF, apontando um aumento no gasto federal superior a R$ 41 bilhões, valor não contabilizado nas regras fiscais. O julgamento do caso começou no plenário virtual, com votos favoráveis à constitucionalidade da PEC pelos ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes. No entanto, um destaque solicitado pelo ministro Edson Fachin interrompeu o julgamento, que agora será retomado.

Anuncie no PB Branco

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.