O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) afirmou nesta terça-feira (30), em entrevista à Rádio Salvador FM, que a situação da concessão da Coelba no estado tem sido um tema amplamente debatido na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), da qual é presidente. Segundo o parlamentar, a Bahia ainda enfrenta sérios problemas de infraestrutura energética, comprometendo o desenvolvimento estadual.
“É preciso enfrentar os gargalos da energia, principalmente no interior do estado. São obstáculos ao desenvolvimento do nosso estado. Muitas fazendas produtivas já têm licenciamento ambiental e outorga d’água, mas falta infraestrutura energética para produzir e gerar emprego e renda. A Coelba anunciou um plano de investimentos, e estamos atentos ao fim da concessão, nos próximos três anos. Esperamos que a Coelba mude a chave e apresente resultados práticos; não adianta ficar só no discurso”, salientou. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Rocha alertou que, caso a Coelba não apresente melhorias, poderá enfrentar dificuldades para renovar a concessão. “Se a Coelba não mudar a postura e não resolver os gargalos que nosso estado enfrenta, terá muita dificuldade para a renovação dessa concessão, tanto pela bancada estadual quanto pela federal. Uma das poucas pautas que unificaram oposição e situação é a Coelba”, frisou.
O deputado também mencionou a concessão da ViaBahia, que administra as BRs 324 e 116 no estado, como outra questão que uniu oposição e situação. “Nesse caso, estamos limitados porque é uma concessão federal, e o debate resolutivo fica em Brasília. Apesar de não conseguirmos instalar a CPI devido à natureza federal da pauta, temos debatido para que os deputados federais e estaduais se unam no enfrentamento a essa concessão que é prejudicial ao nosso estado”, declarou.