Search
Close this search box.

Técnica de enfermagem denuncia agressão por filhos de paciente idosa

Caso foi registrado na 3ª Delegacia Territorial (DT/Bonfim)

Foto: Reprodução/Ibahia
Foto: Reprodução/Ibahia
Matéria atualizada em 05/07/2023 às 09h13 para incluir nota do Coren-BA.

A técnica de enfermagem Luanda Silva Santos de Pinho, de 36 anos, relatou ter sido vítima de agressões físicas e verbais na última segunda-feira (1º) por parte de dois filhos de uma paciente idosa, de 82 anos. A profissional atuava como cuidadora na residência da idosa, localizada no bairro da Ribeira, quando sofreu a violência.

Segundo Luanda, as agressões ocorreram no final da tarde enquanto ela preenchia o prontuário com as informações da paciente. “Foi tudo muito agressivo. Eu nunca tinha trabalhado com ela e assumi uma escala para o primeiro plantão de 24 horas. Trabalhei pela manhã e pela tarde e estava aguardando os filhos dela acordarem para realizar as anotações no prontuário, que faz parte da minha atribuição. Quando sentei para realizar as anotações, foram iniciadas as acusações, primeiro verbais e depois físicas”, declarou em entrevista à TV Bahia. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A técnica de enfermagem exibiu lesões no pescoço e nos braços, que teriam sido causadas por puxões de cabelo e empurrões. Ela descreveu como se deram as agressões: “Eles diziam que a empresa enviava pessoas cínicas e preguiçosas para cuidar da mãe deles, até o momento que ele disse: ‘você vai levantar ou vai querer que eu pegue você pelo braço?’ Quando entendi que eu estava em um ambiente de ameaça, eu comecei a gravar alguns áudios”.

Luanda registrou um boletim de ocorrência na 3ª Delegacia Territorial (DT/Bonfim), que está investigando o caso. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) repudiou o ato de violência sofrido pela técnica de enfermagem e enfatizou a importância dos registros de enfermagem para garantir a continuidade e segurança do cuidado. O Coren-BA afirmou que é inaceitável que profissionais de enfermagem, que dedicam suas vidas ao cuidado e à promoção da saúde, sejam alvos de qualquer forma de violência. O Conselho informou ainda que está prestando todo o apoio necessário à profissional e exigiu uma investigação rigorosa, com punição exemplar dos responsáveis.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.