Desde o dia 13 de junho, a Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) promove uma série de ações no Parque de Exposições, em Salvador, durante os festejos juninos. As atividades incluem campanhas de sensibilização contra abuso e importunação sexual, instalação da unidade móvel e da Sala Elas à Frente para atendimento às mulheres, o Projeto Cuidar de Quem Cuida voltado para as trabalhadoras do evento, e a Feira Elas à Frente para incentivar o empreendedorismo feminino.
A secretária das Mulheres da Bahia, Elisângela Araújo, destacou a importância da participação em diversos municípios: “A atuação da SPM ocorre com muito critério e em parceria com vários órgãos estaduais, como as Secretarias de Turismo (Seltur) e da Segurança Pública (SSP), e com os municípios. Nosso papel é fortalecer a autonomia financeira das mulheres empreendedoras e prevenir as violências de gênero durante as festas na capital e no interior”. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A campanha de sensibilização faz parte do programa “Oxe, me respeite!” e inclui a distribuição de materiais educativos que explicam as formas de assédio e importunação sexual, reforçando a mensagem “Não é não”. A Unidade Móvel da SPM está no Parque de Exposições para oferecer atendimento jurídico, de saúde e psicossocial. De 21 a 24 de junho, esse atendimento será complementado pela Sala Elas à Frente, instalada no local.
Na Feira Elas à Frente, realizada de 21 a 24 de junho, mulheres monoparentais e chefes de família atenderão o público com serviços de maquiagem e penteados com tranças, além de vender acessórios juninos. O objetivo é gerar renda para as empreendedoras. A feira também ocorrerá em Senhor do Bonfim e Juazeiro durante os festejos juninos.
O projeto Cuidar de Quem Cuida, também de 21 a 24 de junho no Parque de Exposições, oferecerá acolhimento psicológico e práticas integrativas como massagem e reflexologia para as trabalhadoras, especialmente catadoras de material reciclável. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Além de Salvador, a SPM realizará ações em municípios como Irecê, Jequié, Capela do Alto Alegre, Lauro de Freitas, Ibicuí, Santo Antônio de Jesus, Andaraí, Juazeiro, Itabuna, Senhor do Bonfim, Souto Soares, Mulungu do Morro, Feira de Santana, Mucugê, Lamarão, Mutuípe, Mangabeira, Iramaia, Valente, Retirolândia, Cachoeira, Muritiba e Conceição do Coité.