Nesta sexta-feira (14), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou a autorização para o início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. O projeto [veja imagens abaixo], considerado um marco na mobilidade da capital baiana e sua Região Metropolitana, abrangerá 36,4 quilômetros com 34 paradas, passando pelos bairros Ilha de São João, Calçada, Paripe, Águas Claras e Piatã.
Durante a cerimônia, que contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e outras autoridades, Jerônimo destacou a expansão do projeto inicial para incluir parte da orla da cidade. “O projeto inicial só contemplava até o Subúrbio, mas nós revisitamos e ampliamos. As obras serão realizadas paralelamente para atender a demanda da população do Subúrbio,” explicou o governador. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O VLT promete não apenas melhorar a mobilidade, mas também ser um vetor de desenvolvimento. Comerciantes locais, como Lia Souza, esperam um impacto positivo: “O VLT será mais confortável e inovador, além de impulsionar o comércio, que agradece a melhoria na locomoção,” afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, enfatizou a importância socioeconômica do projeto. “O VLT vai além do transporte, é um vetor de desenvolvimento econômico, criando emprego e renda permanentes para a população da Região Metropolitana de Salvador,” destacou.
Com um investimento de R$ 3,2 bilhões, o projeto inclui obras civis, sistema de energia, duplicação de rodovias e recuperação de edifícios históricos. A presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento, ressaltou a integração do VLT com o metrô em Águas Claras e Bairro da Paz, formando uma grande malha estruturante de trilho e transporte público.
Veja como vai ficar: