O deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), esclareceu em entrevista ao Panorama da Bahia, nesta terça-feira (14), que não há nenhum novo pedido de empréstimo feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para aprovação na ALBA. Segundo o deputado, a confusão decorre de um mal-entendido sobre um projeto anterior.
“Primeiro, não existe empréstimo. Há um equívoco de alguém que fala de empréstimo. Nós votamos um empréstimo em 2015, direcionado para uma determinada ação, mas que não se concretizou. Esse empréstimo permanece vivo. O governador apresentou um projeto de lei que altera a finalidade desse possível empréstimo, que agora é destinado à infraestrutura sustentável,” explicou o deputado. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O projeto do governador envolve um programa de sustentabilidade, com investimento de 400 milhões de dólares (cerca de R$ 2 bilhões) para a infraestrutura do estado. Rosemberg destacou que o empréstimo anterior, destinado ao pagamento de juros da dívida do Estado, foi resolvido por outros meios, eliminando a necessidade da operação financeira inicial.
Paralelamente, nesta segunda-feira (13), a Executiva estadual do União Brasil (UB), principal partido de oposição ao Governo na ALBA, ameaçou cortar o fundo eleitoral nas próximas eleições caso seus deputados votassem a favor do suposto pedido de empréstimo de 400 milhões de dólares, que, segundo o UB, teria sido enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues à Assembleia Legislativa para aprovação.
Assista entrevista na íntegra com o deputado Rosemberg Pinto: