Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma sessão especial proposta pela deputada Fátima Nunes (PT) em celebração aos 13 anos da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) marcou o anúncio da abertura de mais de 40 novas salas ‘Elas à Frente’ no interior do estado. O evento, realizado nesta segunda-feira (13), evidenciou os esforços da SPM em ampliar sua rede de apoio e acolhimento às mulheres baianas.
As salas ‘Elas à Frente’ representam um importante recurso da SPM, destinado ao acolhimento e apoio psicossocial de mulheres em situação de violência de gênero, além de implementar políticas alinhadas com o Governo Federal. Funcionam também como centros de disseminação de informações sobre programas de inclusão socioprodutiva e autonomia econômica para mulheres. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Segundo a secretária da SPM, Elisangela Araújo, “essa iniciativa reflete a política do governo estadual para as mulheres da Bahia, de todos os segmentos da sociedade. São ações para o enfrentamento, prevenções à violência, além de fomentar a inclusão socioprodutiva, autonomia econômica e empoderamento político das mulheres em todos os aspectos”.
A implantação das novas salas será realizada por meio de termo de cooperação técnica a ser assinado entre a SPM e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), fortalecendo parcerias essenciais para a efetivação dessas políticas. Durante a solenidade, também foi firmado um termo de cooperação técnica com a Alba, visando programas e projetos que fortaleçam ainda mais as políticas para as mulheres no estado.
Como parte da programação, foi anunciado o edital ‘Mulheres no Esporte’, visando promover iniciativas que valorizem e incentivem a participação feminina no cenário esportivo, possibilitando o desenvolvimento de suas carreiras. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A ocasião também marcou o lançamento da revista ‘Elas à Frente’, da SPM, que visa apresentar os resultados e avanços das políticas para as mulheres na Bahia, destacando os esforços contínuos em prol da igualdade de gênero e do bem-estar feminino.
Assista entrevista com a secretária da SPM: