Jequié foi contemplada, na terça-feira (7), pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) com equipamentos destinados à promoção da igualdade racial. A entrega ocorreu durante solenidade realizada em Salvador, onde também foram agraciados outros municípios baianos. A gestora de Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marinelma Macedo Gomes, representou Jequié no evento, que contou com a presença da secretária-executiva do MIR, Roberta Eugênio; a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; entre outras autoridades e representantes de entidades ligadas à causa.
Os equipamentos recebidos incluem bebedouro, aparelho televisor, refrigerador e um veículo zero quilômetro. Eles serão empregados nas ações afirmativas e de promoção da igualdade racial, visando garantir e defender os direitos da população negra e afrodescendente do município. Essa iniciativa também contribuirá para ampliar as políticas de combate ao racismo, impactando positivamente nas estratégias de desenvolvimento social. Jequié tornou-se apto após submeter-se à captação de recursos via edital, no ano de 2021, executado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, alcançando êxito. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Marinelma Macedo Gomes, gestora de Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Social de Jequié, expressou sua satisfação com a conquista: “Estamos felizes pelos novos equipamentos, sendo que estes serão muito bem empregados nas ações implementadas em Jequié. Ao mesmo tempo, estamos agradecidas à iniciativa do Governo Federal, que julgamos muito importante, pois auxilia no aperfeiçoamento das políticas públicas, bem como na ação dos órgãos e Conselhos existentes no âmbito do município”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana, ressaltou a importância desses equipamentos para o fortalecimento das iniciativas de combate ao racismo: “Temos conseguido avançar, mas ainda é um caminho em construção. O fortalecimento da defesa dos direitos da população negra perpassa, sobretudo, pela implementação de ações afirmativas. Entendemos que as políticas de igualdade racial devem ser transversais, envolvendo outras secretarias e órgãos, com ações conjuntas e colaborativas, e este é o caminho que estamos buscando”.