O início do ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino da Bahia foi marcado por uma promessa ambiciosa do governador Jerônimo Rodrigues: um investimento que pode ultrapassar a marca de um bilhão de reais em novas escolas. Em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (19), em Feira de Santana, mais de 650 mil estudantes foram recebidos em 1.082 escolas e 674 anexos em todo o estado, incluindo a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, que representa a 36ª unidade entregue durante a gestão de Rodrigues.
As atividades inaugurais em Feira de Santana contaram com apresentações culturais, uma palestra inspiradora da jornalista pernambucana Jullie Dutra e uma aula magna transmitida virtualmente para todo o estado. Durante seu discurso, o governador destacou o compromisso com a educação, prometendo novos investimentos em infraestrutura escolar, incluindo modernização, ampliação e construção de novas unidades.
“Nós faremos entregas de escolas como estas em toda Bahia. São mais de 20 escolas prontas. Amanhã, por exemplo, eu estarei em Itaparica, entregando escolas. Esta semana vai ser toda assim. Vamos cortar o Estado para poder fazer novas entregas de escola com esse perfil. Nós vamos anunciar, em março, novos investimentos em escolas. Escolas novas, ampliação, modernização. Com quadra, com laboratório, campos, com site, com restaurante. Possivelmente, o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] da Educação ultrapassará um bilhão de reais em novas escolas”, divulgou o governador.
Segundo Jerônimo, o objetivo é eliminar o analfabetismo. “Em cada canto da Bahia, hoje, nós vamos começar a colher aquilo que nós preparamos durante todas as férias, para receber os estudantes, para acolher seus familiares, para compartilhar com a comunidade atividades culturais, esportivas, de ciência. E a nossa mensagem é que o ano letivo começa com a missão de acolhimento, de responsabilidade, mas de aprendizagem. Nós vamos superar, com fé em Deus, na Bahia, o analfabetismo, nós vamos trabalhar com jovens e adultos, vamos fortalecer a parceria. Nós haveremos de fazer um ano letivo de 200 dias, com muita firmeza, com muito cuidado e com muito zelo. É um ano letivo de cuidado”, disse.
A abertura do ano letivo não apenas renovou as esperanças dos estudantes, mas também trouxe expectativas para os professores. Para Bruna Borges, estudante do 2º ano do ensino médio, a nova estrutura oferecida pelo governo é motivo de otimismo para o ano letivo: “Eu acho que vai ser incrível. Tenho muita esperança deste ano, com esta nova estrutura que o Governo nos ofereceu, com muitas propostas de oficinas e tudo mais. Essas oportunidades contribuem para o nosso desenvolvimento”, comemora.
Além das inaugurações e do retorno às aulas, o governo anunciou o lançamento do Projeto Vacinação nas Escolas, em parceria com as Secretarias estaduais da Educação e da Saúde, visando ampliar a proteção dos estudantes matriculados na rede pública de ensino. O investimento em infraestrutura educacional e programas de apoio à comunidade escolar reflete um compromisso renovado com a qualidade da educação na Bahia, sinalizando um ano letivo de progresso e oportunidades para todos os envolvidos no processo educacional.