A população de diversos bairros de Salvador enfrenta problemas no abastecimento de água devido a uma falha de energia elétrica de alta tensão ocorrida nesta sexta-feira (26). A Coelba Neoenergia, responsável pelo fornecimento de eletricidade, enfrentou dificuldades que afetaram o reservatório do Cabula, considerado o “coração” do sistema de abastecimento da capital baiana, conforme informado pela Embasa.
A interrupção de energia resultou em uma redução significativa no nível de água do reservatório, prejudicando o fornecimento para áreas como Liberdade, Curuzu, Santa Mônica, IAPI, entre outros [lista abaixo]. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) comunicou que, apenas às 16h, com o restabelecimento da energia elétrica, foi possível retomar a operação do reservatório.
No entanto, a normalização do abastecimento é um processo gradual, e alguns locais podem levar até 48 horas para terem o fornecimento completamente restabelecido. A Embasa faz um apelo à população para que utilize a água armazenada nas caixas d’água dos imóveis de maneira consciente e econômica.
Diante da situação, a Embasa oferece a opção de abastecimento alternativo por carro-pipa, que pode ser solicitado pelos canais de atendimento ao cliente, incluindo o telefone 0800 0555 195, o site (clique aqui) e o WhatsApp 71 99717-0999. Unidades de saúde terão prioridade nesse serviço.
A empresa informa que está trabalhando incansavelmente para normalizar a situação e pede a compreensão dos moradores afetados. A Coelba Neoenergia também está empenhada em resolver os problemas de fornecimento de energia elétrica que impactaram a operação do sistema de abastecimento de água na cidade.
Áreas afetadas: Liberdade, Curuzu, Santa Mônica, IAPI, Pero Vaz, Cabula, São Gonçalo, Resgate, Pernambués, Saramandaia, Engomadeira, Beiru/Tancredo Neves, Arenoso, Saboeiro, Narandiba, Barreiras, Arraial do Retiro, Retiro, Doron, Cabula VI, Calabetão, Mata Escura, Jardim Santo Inácio, Sussuarana, Nova Sussuarana, Novo Horizonte.
