Na manhã desta terça-feira (5), o governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior (MDB), parabenizou o superintendente da Polícia Federal na Bahia, Flávio Márcio Albergaria Silva, pela coordenação da operação DAKOVO. A ação, iniciada em Vitória da Conquista, tem como objetivo combater o tráfico de armas em nível internacional.
O foco da operação é um grupo suspeito de fornecer cerca de 43 mil armamentos para líderes das maiores facções do país, movimentando uma quantia estimada em R$ 1,2 bilhão. Os mandados de busca, prisão e apreensão foram executados em três países: Brasil, Estados Unidos e Paraguai. O principal alvo da ação, Diego Hernan Dirísio, ainda não foi localizado. Dirísio é considerado pela Polícia Federal como o maior contrabandista de armas da América do Sul.
“Me deixa extremamente satisfeito e empolgado perceber os esforços das nossas forças de segurança no combate ao crime organizado, ao tráfico internacional de armas e às facções criminosas. Saber que essa importante operação da Polícia Federal começou aqui na Bahia e teve atuação fundamental do superintendente Albergaria me deixa ainda mais feliz e orgulhoso. Parabenizo não só o Albergaria, mas a todos que participaram dessa operação. Tenho absoluta certeza de que PF na Bahia e o ministério da Justiça vão continuar unindo esforços para combater o crime e cuidar do nosso povo”, declarou o governador em exercício.