Acontece, desta quinta-feira (23) até sábado (25), o I Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC), em Salvador, simultaneamente, nos museus de Arte da Bahia (MAB), de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), Carlos Costa Pinto, Geológico e ainda na Sala de Arte Cinema do Museu. O evento é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o movimento Reinventando Futuros e o Instituto IDI.

Com o objetivo de fomentar o debate e o alinhamento de estratégias e práticas relacionadas à gestão de resíduos sólidos, o evento teve sua abertura oficial realizada na manhã desta quinta (23), no auditório do Senai Cimatec, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Angelo Almeida, e do vice-governador da Bahia, Geraldo Jr.
O evento se consolida como um catalisador para a mudança, moldando a narrativa e as ações em direção a um futuro mais sustentável e alinhado com os princípios fundamentais da economia circular e contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo Angelo Almeida, “cabe ao Estado pensar em um fórum como esse, não só assumir o protagonismo, que já existe, mas para que a gente possa fazer mudanças de conceitos, conversar com a sociedade e fazer com que seja colocado luz sobre esse conceito que, inclusive, tem aderência com as ODS, com os objetivos de economia sustentável”, pontuou o titular da SDE.
“A economia circular é uma pauta mundial, ambiental da década. E este evento é um chamado para que a gente possa entender como fazer juntos, através das trocas e das discussões, como é que a gente vai fazer para ter um futuro regenerativo”, pontuou Lídice Berman, idealizadora do evento e representante do IDI.
Com mais de 150 especialistas de renome internacional reunidos, com 130 horas de conteúdo, o I FNEC na Bahia, que tem entrada gratuita, tem programação para os três dias, serão realizadas palestras, palco podcast, painéis, mesas de debate, oficinas, workshops, lab maker, mostra de cinema, feiras e programação cultural. A programação completa do evento está disponível no site nordesteeconomiacircular.com.br.