Com o tema ‘A Comunicação Plural para um Turismo sem Fronteiras’, a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), realizará no período de 1º a 3 de junho, em Salvador, no salão Mário Cravo da Casa do Comércio, o Iº Congresso para Jornalistas e Comunicadores de Turismo. O evento tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, Prefeitura de Camaçari, Fecomércio e do trade turístico baiano.
Com cerca de 100 profissionais da imprensa especializada e do setor de turismo de diversos estados do Brasil já confirmados, o evento contará com palestras, mesas redondas, debates, apresentação de TCCs premiados, visitas a pontos turísticos, café da manhã na Casa de Jorge Amado, apresentação do Balé Folclórico da Bahia, visitas a Sauipe e Marina da Penha, com direito a pôr do sol e coquetel de comidas típicas.
O Iº Congresso da Febtur terá como palestrantes Domingos Leonelli, ex-secretário de Turismo da Bahia e presidente do Instituto Pensar, que abordará “O turismo e a economia criativa” e Lício Valério, coordenador de pós-graduação e mestrado do Instituto Federal de Sergipe – IFS, com o tema “Turismo e ciência: caminhos para o desenvolvimento”. “Roteirização para o afroturismo na Bahia e Ações da Embratur para o desenvolvimento do segmento no Brasil” ficará por conta da palestrante Tânia Neres.
Outros assuntos ligados ao turismo em suas diversas vertentes, serão abordados por profissionais de turismo e jornalistas como Edson Costa e Vitor Varandas, da Universidade Salvador – Unifacs; Marco Jacob, jornalista e publicitário do Tocantins e Ricardo Castilho, diretor editorial da Prazeres da Mesa. Os debatedores serão os jornalistas Cláudio Lacerda Oliva, do Hoje em Dia; Paulo Atzingen, do Diário do Turismo; e Luiz Henrique Miranda, da Revista Skay internacional. A mediação será de Heloísa Braga, jornalista e radialista, presidente da Febtur-BA.