A ex-primeira-dama do estado, Aline Fernanda Almeida Peixoto, foi eleita nesta quarta-feira (8) primeira conselheira mulher do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) após votação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba).
Aline concorreu ao cargo contra o ex-deputado estadual Tom Araújo (UB). Foram 40 votos a favor, 19 contra e 4 abstenções. A esposa do ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) assumirá a vaga do conselheiro agora aposentado Raimundo Moreira.
Em nota enviada à Assembleia Legislativa, já que não esteve presente no plenário durante a votação, a nova conselheira do TCM comemorou a vitória e ressaltou a importância de ocorrer em um dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
“A eleição da primeira conselheira mulher do Tribunal de Contas dos Municípios ocorreu justamente hoje, 8 de março. Nosso estado faz história e, mais uma vez, dá um belo exemplo ao país. As brasileiras não aceitam mais serem coadjuvantes, e muito menos nós baianas!”, ressaltou.
Aline agradeceu os votos que recebeu e prometeu contribuir no fortalecimento do TCM. “Quero agradecer a cada deputada e deputado por mais este episódio de fortalecimento da democracia e dos ideais republicanos. (…) A Bahia pode contar comigo para contribuir com todas as iniciativas necessárias para fortalecer ainda mais a corte de controle que tem em seu histórico o trabalho incessante em benefício da população e pela destinação responsável dos recursos pagos pelos contribuintes”, escreveu.
Tom Araújo acompanhou a votação na Alba. Em entrevista ao Panorama da Bahia, ele desejou sucesso a nova conselheira. “Perder não me diminui em nada, muito pelo contrário, eu torço para que Aline Peixoto faça um grande trabalho e faça o seu papel de fiscalizadora, aquela que vai nos próximos 30 anos ficar à frente daquele órgão que tão bem faz o seu papel”.
Poucos minutos depois de vencer a eleição, o nome de Aline Peixoto já estava publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) como conselheira do TCM. O cargo é vitalício e tem rendimentos mensais de R$ 41 mil.