Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

Reconhecimento Facial auxiliará ações preventivas na festa de Iemanjá

Lançado na Bahia em dezembro de 2018, a ferramenta já alcançou 597 homens e mulheres com mandados de prisão emitidos pela Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial captura mais de 100 foragidos em um mês
Foto: Pedro Moraes/GovBA
Foto: Pedro Moraes/GovBA

Amplamente utilizado em festas populares, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública apoiará as forças da Segurança, na tradicional festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

A tecnologia, empregada no Carnaval de Salvador, na Micareta de Feira de Santana e na Lavagem do Bonfim, entre outros eventos, vai monitorar a presença de foragidos da Justiça e contribuir com a tranquilidade de turistas e baianos.

Em caso de alerta que detecte semelhança com índice acima de 90%, equipes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), da Secretaria de Segurança Pública, acionarão as guarnições mais próximas ao local onde se encontra o suspeito. Os policiais militares usarão rádios transceptores da tecnologia LTE (Long Term Evolution), possibilitando o recebimento de imagens com mais rapidez.

Além do Reconhecimento Facial, a SSP contará também com câmeras de monitoramento distribuídas nas principais vias de acesso ao bairro do Rio Vermelho. “Esperamos repetir o sucesso alcançado em outros eventos. Tivemos a Lavagem do Bonfim mais tranquila dos últimos anos e tenho a certeza de que baianos e turistas aproveitarão a festa para a Rainha do Mar com muita paz”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Foragidos alcançados

O Sistema de reconhecimento facial com o uso de câmeras foi lançado na Bahia em dezembro de 2018, em Salvador, e chegará a outros 77 municípios da Região Metropolitana e do interior. Cerca de R$ 665 milhões foram investidos na expansão da tecnologia, e a ferramenta já alcançou 597 homens e mulheres com mandados de prisão emitidos pela Justiça por homicídio, latrocínio, tráfico de entorpecentes e outros crimes. Além de Salvador, as capturas também ocorreram nas cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Vitória da Conquista, dentre outros.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.