Search
Close this search box.

Famílias Sem Terra ocupam fazendas da Ferbasa na Bahia

MST diz que terras estão abandonadas há anos; Companhia rebate

Famílias Sem Terra ocupam fazendas da Ferbasa na Bahia
Foto: MST Bahia
Foto: MST Bahia

Cerca de 250 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, na Bahia, ocuparam no sábado (12) e domingo (13), parte das Fazendas Gentil, no município de Maracás e Reunidas Redenção, no município de Planaltino. Ambas de propriedade da Companhia de Ferro Ligas da Bahia – FERBASA.

Anuncie no PB Branco

De acordo com o MST, as fazendas foram ocupadas porque estão abandonadas há anos e são improdutivas. “A área pertence a empresa Ferbasa, que está falida e abandonou as terras que seriam destinadas à monocultura do eucalipto”, disse. Ao tomar as terras, o acampamento recebeu o nome de Estrela Vive.

Em nota, a Ferbasa rebateu: “diferente do que foi divulgado pelo MST, o imóvel objeto do esbulho não somente integra o rol de projetos de silvicultura da companhia que se encontram em pleno desenvolvimento na região, mas também beneficia a comunidade local, através da cessão em comodato para uma associação local de produtores de leite, que utiliza parte do citado imóvel para pastagem e manejo bovino”. A companhia reiterou que medidas judiciais cabíveis estão sendo adotadas.

Anuncie no PB Branco

Com a ocupação deste final de semana, o MST contabiliza a décima sétima ocupação no estado em 2022. Segundo o Movimento, as famílias são de trabalhadoras e trabalhadores desempregados que viviam nas periferias e estão passando dificuldades. Os agricultores já se organizam para a produção de alimentos e construção dos barracos para moradia.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.