Pesquisa do Instituto Quaest, divulgada hoje (21), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida para a Presidência, com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 34%.
Os dados são referentes ao cenário estimulado, quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos presidenciáveis. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 6% e Simone Tebet (MDB) soma 5%. Estes estão tecnicamente empatados. Soraya Thronicke (UB), tem 1%. Indecisos são 5%, enquanto brancos e nulos somam 5%. Os demais não pontuaram.
O levantamento foi contratado pela Genial Investimentos e ouviu 2.000 pessoas presencialmente, entre os dias 17 e 20 de setembro. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04459/2022.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, Lula também lidera, com 34% das intenções de voto, Bolsonaro tem 30% e Ciro 2%. O petista tem vantagem de 7 pontos percentuais sobre o atual presidente.
Mudança de voto

A maior parte dos perguntados já está decidida: 76% consideram o voto definitivo. Já 23% consideram que podem mudar a opção escolhida caso algo aconteça, enquanto 1% não sabe ou não respondeu.
Segundo Turno
Em um eventual segundo turno entre os dois líderes nas pesquisas, Lula tem 50% contra 40% de Bolsonaro. Brancos/nulos/não vão votar são 7% e indecisos são 3%.
Rejeição

No índice de rejeição, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes aparecem empatados com 54%. O ex-presidente Lula aparece em terceiro lugar com 46%.