O candidato a governador ACM Neto (UB), apresentou na noite desta segunda-feira (29), no Centro de Convenções de Salvador, um plano de governo com 11 temas que deverão orientar o seu trabalho, caso seja eleito no pleito de 2 de outubro. Ele prometeu mudar radicalmente a gestão, principalmente nas áreas essenciais.
Os 11 eixos temáticos apresentados por Neto são: Nova estratégia de desenvolvimento territorial; Educação: da creche à universidade; Saúde no tempo certo; Nova segurança pública; O desafio do emprego; Promoção econômica do desenvolvimento; Fortalecimento da infraestrutura; Habitação; Cultura; Promoção social, cidadania e esporte; Excelência na gestão e responsabilidade fiscal.
Segundo Neto, em cada tema estão incluídas propostas para resolver problemas do Estado. “Está fora dos nossos planos paralisar obras necessárias e ações que estão dando certo. Mas vamos mudar radicalmente a gestão nas áreas essenciais: Segurança, Saúde, Educação, Geração de Empregos e Combate à Pobreza”, ressaltou.
Principais propostas
No eixo, ‘Nova estratégia de desenvolvimento territorial’, Neto propõe a criação de governos regionais, que serão estruturas destinadas a assegurar que a atividade governamental vá para dentro das regiões, com poder de decisão, execução e com atendimento direto às pessoas.
Na ‘Educação’, Neto quer valorizar os professores, criar um sistema de cooperação com o ensino municipal e implantar o ensino médio e técnico nucleados em tempo integral, dentre outras ações. Na ‘Saúde’, uma das iniciativas é a nova regulação, buscando sua modernização operacional, profissionalização dos recursos humanos e ampliação do sistema.
Já na ‘Segurança pública’, Neto promete assumir pessoalmente a liderança, “redesenhando estratégias organizacionais e de inteligência, recompondo e valorizando a tropa, realizando um sistema de esforços cooperativos entre as polícias e a sociedade, com ações focadas na prevenção e repressão ao crime, em todos os níveis e com a máxima amplitude”.
Para ampliar a ‘Geração de emprego’, Neto se baseia na busca do elemento principal de força econômica de cada região e de cada setor. Para o ‘Desenvolvimento da economia’, o candidato aponta uma série de propostas para áreas como agricultura familiar; inovação, ciência e tecnologia; indústria, agricultura e pecuária; mineração; comércio e serviços; turismo; economia do mar; e capacitação profissional.
A área da ‘Habitação’ terá como uma das principais propostas o Morar Melhor Bahia, que tem inspiração no programa idealizado por Neto em Salvador para reformar casas de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na ‘Infraestrutura’, ele aponta propostas para diversas áreas, como mobilidade e logística, meio ambiente, saneamento básico e energias limpas. Para a ‘Cultura’, ACM Neto ressalta que o desafio será tornar a Bahia um dos mais importantes ecossistemas de cultura do mundo.
Na área de ‘Promoção social’, uma das propostas é a criação do programa Mães da Bahia, que será um auxílio vinculado à educação. “O centro dessa iniciativa serão as mães, esteio protetor do lar, amparo emocional da família e, cada vez mais arrimo financeiro, sobretudo as mais pobres”, destaca Neto. Por fim, na gestão, o ex-prefeito de Salvador garante que fará um governo participativo e digital, com atenção ao Planserv, valorização do servidor público e transparência.
