Anuncie no PB Branco

Projeto do TRE-BA mostra como funcionam os sistemas internos da urna

Disponibilizada no Memorial do TRE-BA, a apresentação em vídeo exibe componentes da urna e esclarece como o equipamento funciona

União Brasil inspeciona código-fonte da urna eletrônica na sede do TSE
Foto: Antônio Augusto/TSE
Foto: Antônio Augusto/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), lançou o projeto “Por dentro da Urna Eletrônica”. O objetivo é mostrar ao eleitor com é o funcionamento interno de uma urna eletrônica, além de outras curiosidades.

O equipamento está integrando o acervo do Memorial do TRE baiano, aberto para a visitação do público, na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Disponibilizada em formato audiovisual, a produção detalha os componentes e sistemas do aparelho de votação e explica o seu funcionamento.

As imagens são exibidas em uma tela de TV, uma espécie de totem, que ao clicar em ‘Começar’ para iniciar o tour virtual é possível escolher sobre o assunto que mais interessa a cada indivíduo. Entre as opções temáticas estão: ‘O caminho do voto’, ‘Urnas 2015 e anteriores’, ‘Hardware de Segurança’ e ‘Urnas Eletrônicas 2020’.

De acordo com o secretário da STI, André Cavalcanti, a proposta apresenta quatro simulações interativas, que mostram a placa-mãe da urna eletrônica, seus principais componentes e o hardware de segurança do equipamento. Ele reforça que “a iniciativa visa aproximar o eleitorado baiano das urnas eletrônicas, dando ainda mais transparência ao processo eletrônico de votação”, diz.

A visita à sede do TRE da Bahia para conhecer o projeto pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O conteúdo também pode ser acessado virtualmente através do site do TRE da Bahia (clique aqui).

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.