Foto: RS/Fotos Públicas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuou de parte da política tarifária sobre produtos agrícolas e anunciou, nesta sexta-feira (14), a redução de taxas aplicadas a itens exportados pelo Brasil, como café, carne bovina e frutas. Segundo a Casa Branca, a mudança tem efeito retroativo e passou a valer desde 0h01 de quinta-feira (13).
A decisão reduz apenas a tarifa recíproca de 10%, estabelecida em 2 de abril deste ano. Já a sobretaxa adicional de 40% imposta ao Brasil, em julho, permanece vigente. Os produtos brasileiros estavam entre os mais afetados pela guerra tarifária conduzida pelo governo norte-americano, que havia elevado o custo de entrada de itens como açaí, café e proteína animal no mercado dos EUA.
No documento assinado por Trump, o presidente afirma ter tomado a decisão após receber “informações e recomendações adicionais de diversas autoridades”. Ele cita, ainda, fatores como o andamento das negociações comerciais, a demanda interna norte-americana e a capacidade de produção local.
“Após considerar as informações e recomendações que me foram fornecidas por essas autoridades, o andamento das negociações com diversos parceiros comerciais, a demanda interna atual por certos produtos e a capacidade interna atual de produção de certos produtos, entre outros fatores, determinei que é necessário e apropriado modificar ainda mais o escopo dos produtos sujeitos à tarifa recíproca imposta pelo Decreto Executivo 14257”, afirmou Trump na ordem executiva.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br