Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta terça-feira (4), a ‘Operação Freedom’ deflagrada pela Polícia Civil da Bahia que resultou na prisão de 38 integrantes de uma facção do Rio de Janeiro e no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão na Bahia e no Ceará. Mais de 400 policiais civis e militares participaram da ação. O objetivo foi enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o tráfico e os homicídios. Os resultados da operação vão contribuir para a elucidação de cerca de 30 homicídios ocorridos na capital baiana.
O presidente da República ressaltou a importância da ação conjunta que contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), estrutura que reúne a Polícia Federal e as Polícias Civil, Militar e Penal da Bahia, além da Secretaria Nacional de Políticas Penais e da Secretaria da Segurança Pública do estado. “A atuação conjunta das forças de segurança é o caminho para estrangular o crime organizado e proteger a população”, disse Lula nas redes sociais.
Somente em Salvador, 35 suspeitos foram presos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. No município de Aratuípe, um alvo foi alcançado, e na cidade de Eusébio, no estado do Ceará, dois suspeitos foram capturados, apontados como principais lideranças do grupo. Além das prisões, foram bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado. Foram apreendidas armas, drogas e materiais diversos.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br