Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito nesta terça-feira (4), por 6 votos a 5, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado. A comissão irá apurar a estruturação, expansão e funcionamento do crime organizado com foco na atuação de milícias e facções.
Nas redes sociais, Contarato destacou os 27 anos de experiência como delegado e afirmou que o combate ao crime organizado deve ser uma das maiores prioridades do Estado brasileiro.
“Não apenas porque ameaça a paz e o sossego de cada trabalhador e trabalhadora neste país, mas porque corrói as estruturas da nossa democracia, compromete a confiança da população nas instituições e alimenta um ciclo de medo, desigualdade e impunidade”, ressaltou o senador.
O colegiado será composto por 11 senadores titulares e sete suplentes — entre eles Wagner (PT) e Otto (PSD) — que terão o prazo de 120 dias para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de facções e milícias no país. Caberá aos senadores investigar o modus operandi das organizações criminosas, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br