Foto: Divulgação
O pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) comemorou, neste domingo (26), o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Malásia, para tratar do chamado “tarifaço” aplicado sobre produtos brasileiros. Em entrevista ao Política Livre, o ex-vereador de Salvador afirmou ter percebido uma mudança de tom do líder norte-americano após a reunião com o presidente brasileiro.
Suíca lembrou que Trump anunciou, em julho, uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras como retaliação ao que chamou de perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentar dar um golpe de Estado. Agora, segundo ele, o cenário mudou: “O que vimos foi um Donald Trump que tenta se descolar da imagem de Bolsonaro. Ele sequer se permitiu ser questionado pelos jornalistas se pretendia incluir o ex-presidente na pauta de negociações com o governo Lula”, afirmou.
Para o petista, Lula demonstra liderança e firmeza ao conduzir a relação com os Estados Unidos. Ele disse que o Brasil segue como uma nação independente, que “jamais vai abaixar a cabeça”. Suíca avaliou que o encontro evidencia o esvaziamento da influência bolsonarista na política internacional.
O pré-candidato também ironizou o ex-presidente e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que deixou o país após as investigações sobre a tentativa de golpe. “Quem fugiu na calada da noite para os Estados Unidos deve estar muito preocupado. O tiro está cada vez mais saindo pela culatra, a extrema direita está perdendo força e se desmoralizando perante a opinião pública, e a população, em 2026, saberá reconhecer quem são os verdadeiros patriotas”, concluiu.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br