publicidade

Vereador propõe transformar sede da Prefeitura de Salvador em galeria de arte

Mudança faz parte de reestruturação que pode levar a Câmara Municipal a virar museu

Prefeitura de SSA

Foto: Joá Souza

O vereador André Fraga (PV) protocolou um projeto de indicação que sugere a transformação da atual sede da Prefeitura de Salvador, no Palácio Thomé de Souza, em uma galeria de arte dentro de um parque municipal. A proposta surge em meio à mudança da sede do Executivo para o Palácio Arquiepiscopal da Sé, no Centro Histórico.

A iniciativa segue o embalo de outras alterações estruturais na cidade, como a proposta do presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB), de transformar o Paço Municipal em um Museu Legislativo, depois do incêndio ocorrido no dia 24 de fevereiro.

publicidade

Fraga argumenta que a conversão do prédio, projetado por João Filgueiras Lima, o Lelé, garantiria sua preservação e ampliaria o acesso da população à cultura. “Abrir o prédio de Lelé para a população transformando-o em uma biblioteca parque, galeria de arte ou memorial é uma forma de garantir que esse patrimônio siga encantando as pessoas”, afirmou o vereador. Ele defende que a requalificação reforçaria a sustentabilidade e a valorização cultural em Salvador.


Inaugurada em 1986, durante a gestão de Mário Kertész, a atual sede da Prefeitura enfrenta uma ação judicial que pede sua remoção, alegando incompatibilidade com o entorno histórico. O futuro da estrutura segue indefinido, mas a proposta de Fraga oferece uma alternativa para manter o edifício ativo e integrado à cidade dentro de um novo contexto cultural.

publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade