A Embasa, em parceria com o projeto Nascentes do Oeste, concluiu a recuperação de 20 nascentes na cabeceira do córrego do Borrachudo, em Cotegipe, no oeste da Bahia. A iniciativa integra ações de preservação ambiental e de incentivo à sustentabilidade na região.
Para reduzir o assoreamento, a empresa instalou nove caixas de infiltração, conhecidas como barraginhas, em pontos estratégicos. Essas estruturas ajudam a controlar o volume e a intensidade das enxurradas, prevenindo erosões e a formação de voçorocas, buracos profundos causados pelo desgaste do solo.
Além das barraginhas, a Embasa apoiou o cercamento de três quilômetros de área de proteção permanente, evitando a presença de gado e protegendo a vegetação nativa. O projeto fez parte das atividades da Semana do Cerrado, realizada em setembro, em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), a Prefeitura de Cotegipe e moradores locais.
Segundo o gerente regional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, as barraginhas contribuem para a captação da água da chuva e a recuperação do lençol freático. “Essa ação resultará em um aumento no fluxo de água das nascentes, além de promover a conservação do solo e da água, proporcionando uma série de benefícios socioambientais”, afirmou.