A Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT) encerrou nesta segunda-feira (29), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), as atividades da Semana Nacional do Trânsito, promovendo um momento de reflexão sobre segurança viária e saúde mental. O evento reuniu diversos setores que participaram das ações.
O diretor-superintendente da STT, Edmilson Sousa, destacou as ações realizadas, a integração entre o trânsito e a campanha Setembro Amarelo. “Unimos a Semana do Trânsito com essa perspectiva da saúde mental, e foram várias ações desenvolvidas. Tivemos a Viatura da Escuta, onde pessoas foram convidadas a entrar na viatura e conversar com um psicólogo, em uma escuta qualificada. Realizamos uma blitz educativa, em que motociclistas foram convidados a repensar seu papel no trânsito, inclusive com o depoimento de um cadeirante, vítima de sinistro de moto. Também promovemos diversas palestras em empresas, escolas e até em secretarias do nosso município. Foi uma semana extremamente positiva, e estamos aqui hoje finalizando esse ciclo”, frisou.
As atividades tiveram como tema “Na Mente e no Trânsito, Escolha Viver”, englobando projetos como Os Caminhos da Escola – Zona 30 e Transitando 360°. Entre os destaques, ações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria da Mulher (Semu) promoveram palestras sobre saúde mental, comunicação interpessoal e os desafios das mulheres no trânsito.
Outra ação relevante foi a palestra sobre Saúde Mental e os Desafios da Mulher no Trânsito, promovida em parceria com a Semu. A superintendente Vilma Martins relatou. “Um depoimento foi especialmente impactante: uma mulher contou que, ao realizar o sonho de comprar seu carro, passou a ter tanto medo da violência no trânsito que, até hoje, o veículo permanece parado na garagem”, contou Martins.
O encerramento contou com a atividade Árvore Amarela da Vida, na qual os participantes puderam pendurar mensagens de incentivo, reflexão e conforto. A árvore cenográfica será levada para a sede da STT, simbolizando o compromisso contínuo com a conscientização no trânsito e a promoção da saúde mental.