A Bahia marcou presença na abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada nesta segunda-feira (29), em Brasília. Uma comitiva com cerca de 300 mulheres, entre delegadas eleitas e convidadas, representa o estado no encontro que reúne mais de 4,5 mil participantes de todo o país até esta quarta-feira (1º).
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da solenidade ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore. Em discurso, ele destacou os avanços das políticas públicas voltadas para as mulheres na Bahia.
“A Bahia está presente com força na Conferência, trazendo mais de 300 mulheres que representam nossa diversidade, nossa luta e nossas conquistas. No nosso estado, temos buscado fortalecer, a cada dia, as políticas públicas voltadas para o protagonismo feminino, ampliando ações de proteção, de autonomia econômica e de participação social”, destacou.
A delegação baiana reúne 159 delegadas eleitas durante a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Salvador, outras 110 escolhidas em conferências livres e mais de 30 convidadas. O grupo representa cerca de 5 mil mulheres que participaram de 178 conferências municipais, 19 territoriais e três microterritoriais, realizadas nos 27 Territórios de Identidade do estado.
Nos últimos anos, a Bahia vem ampliando os investimentos na área. O estado aderiu ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, que prevê a construção de três Casas da Mulher Brasileira com aporte de R$ 28,5 milhões. Também lançou o edital Elas à Frente, que em 2025 destinou mais de R$ 4,2 milhões para beneficiar pescadoras, mães solo e mulheres atípicas. Além disso, mantém iniciativas como o programa Oxe, Me Respeite nas escolas e o microcrédito CrediBahia Mulher, voltados para o fortalecimento da autonomia econômica e social das mulheres.