Prefeita de Morro do Chapéu cobra apoio do Estado para fortalecer vitivinicultura

Juliana Araújo defende melhorias em estradas, capacitação e integração da agricultura familiar ao setor

Prefeita de Morro do Chapéu destaca desafios da vitivinicultura e pede apoio do Estado após audiência na ALBA
Foto: Panorama da Bahia
Foto: Panorama da Bahia

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT), participou nesta terça-feira (23) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para discutir o sistema produtivo da vitivinicultura. O encontro foi promovido pelas comissões de Agricultura e Política Rural e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Casa Legislativa.

Após a audiência, Juliana destacou em entrevista ao Panorama da Bahia, a importância do setor para o município e a região. “Muito boa essa iniciativa do presidente Manuel Rocha e de todos os deputados de marcar essa audiência para falar do setor da viticultura, tanto em Morro do Chapéu, quanto em Mucugê, quanto em Terra Nova também. Hoje a gente tem dois vinhos premiados na Bahia. Os melhores vinhos da Bahia são os de Morro do Chapéu, da Vinícola Reconvexo e da Vinícola Vaz, mas a gente tem uma série de necessidades também”, afirmou.

Entre os pontos levantados, a prefeita destacou a precariedade das estradas que ligam as vinícolas e que sofrem danos pelo tráfego de caminhões de empresas de energia eólica. “Quase todas as nossas vinícolas ficam na BA-144, no trecho de Morro do Chapéu a Bonito. Nosso pleito para o governo do Estado é que essas empresas façam a manutenção das vias que utilizam, porque esse trecho está bem acabado”, pontuou.

Juliana também ressaltou a necessidade de capacitação para todo o ecossistema da vitivinicultura, incluindo hotéis, restaurantes e comércios locais. “Semana passada tivemos no Senar com o meu vice-prefeito, Vitor Araújo, para pedir que fosse feito curso direcionado a esse público. A gente precisa capacitar não só o setor, mas todos os que agregam, como farmácias, hotéis e restaurantes”, explicou.

A gestora frisou que a prefeitura vem cumprindo seu papel, mas reforçou a importância da parceria com o Estado. Para ela, a união de esforços é essencial para ampliar resultados. “A prefeitura vem fazendo a sua parte, mas ninguém faz nada sozinho. A gente realmente precisa de todos darmos a mão, porque Morro do Chapéu crescendo, a Bahia cresce”, afirmou.

Para concluir, Juliana destacou o sonho de integrar a agricultura familiar à produção de vinhos. “As vinícolas podem comprar a produção dos agricultores familiares, mas precisamos do Estado para viabilizar a doação de uvas, que têm alto custo. Assim, os pequenos produtores terão uma renda a mais e todos cresceremos juntos, o que é o melhor”, finalizou.

Confira:

Siga a gente no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial. PIX CNPJ: 43.227.209/0001-03

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

ASSISTA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.