Após reunião entre vereadores, o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, e representantes da APLB-Sindicato, a Câmara de Salvador garantiu consenso sobre o projeto que reajusta os salários dos professores da rede municipal. Com isso, a proposta será votada nesta quarta-feira (24), dentro de uma super pauta que reúne iniciativas do Executivo e do Legislativo.
O projeto prevê a criação de gratificações de Aprimoramento Profissional e Otimização do Tempo, com valores que variam de 2,5% a 25% do vencimento-base, além de avanços na estrutura da carreira docente. Thiago Dantas explicou que foram incluídos pontos sugeridos pela categoria, como a ampliação de cargos para promoções e a possibilidade de indenização das licenças-prêmios.
Para o presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB), a articulação entre governo e sindicato garante a aprovação com “sensação de dever cumprido”. Já o líder do governo, Kiki Bispo (União), destacou que “a construção conjunta do texto reforça o compromisso da Casa com a valorização da educação e a segurança jurídica do projeto”.