Governo investe R$ 54 milhões e amplia programa Corra pro Abraço na Bahia

Iniciativa passa a atuar em novos municípios e reforça ações de acolhimento, inclusão e redução da violência

Foto: Matheus Landim/GovBA
Foto: Matheus Landim/GovBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta segunda-feira (22) a ampliação do programa Corra pro Abraço, que atua na prevenção social da violência e no cuidado de populações em situação de vulnerabilidade. Com investimento de R$ 54 milhões, a iniciativa vai expandir-se para Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié e Camaçari, além de ampliar a atuação em Salvador, por meio de organizações da sociedade civil selecionadas em edital.

Durante a solenidade, realizada na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), também foi sancionada a lei que garante a gratuidade ilimitada da emissão da Carteira de Identidade Nacional para pessoas de baixa renda, em situação de rua ou acima de 60 anos. Jerônimo destacou a importância da iniciativa como parte de um conjunto de políticas públicas de acolhimento. “Esse aqui é o abraço da chegada de um conjunto de políticas públicas de atenção, de afeto. É o abraço da saída daqueles que pretendem receber de nós a força para sair das drogas, do crime e do anonimato”, disse.

O Corra pro Abraço é executado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e tem como foco jovens de 12 a 29 anos, além de pessoas em situação de rua e usuários de álcool e outras drogas. A secretária Fabya Reis ressaltou que a ampliação simboliza um momento histórico. “A expansão do Corra pro Abraço representa o fortalecimento nos nossos territórios e a atuação do Governo do Estado. Seguimos nesse compromisso, fortalecendo a participação social e também fazendo os investimentos necessários”, afirmou.

As organizações responsáveis pela execução foram definidas no ato. Em Salvador, a iniciativa será conduzida pelo Cria, em conjunto com a Iniciativa Negra e o É de Lei, além da Associação Folia Africana e Carnavalesca e da Cipó. Em Feira de Santana e Camaçari, ficará sob a coordenação da Convida. Já em Vitória da Conquista e Jequié, será executada pela Cipó em parceria com o Instituto Idase. Para fortalecer a rede de apoio em Salvador, o governo ainda cedeu dois imóveis do Ipac, no Pelourinho, para instalação de pontos de acolhimento.

Outra medida anunciada foi a posse dos novos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (CIAMP). A coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Maria Sueli Oliveira, ressaltou a relevância do colegiado. “É um comitê que vai agregar muito, teremos resultados significativos com os novos membros e com o empenho do governo e da sociedade civil”, disse.

A ampliação do Corra pro Abraço integra as ações do programa Bahia pela Paz, que busca reduzir a violência letal por meio da oferta de direitos, cultura, educação, inserção no mercado de trabalho e acolhimento psicossocial. A estratégia, segundo o governo, reforça a promoção da cidadania e a construção de uma cultura de paz em regiões marcadas por altos índices de vulnerabilidade social.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.