O Brasil e a China passam a contar com uma nova rota marítima a partir desta quinta-feira (28). A ligação será feita entre o Porto de Santana, no Amapá, e o terminal de Gaolan, em Zhuhai, um dos maiores da China. O primeiro navio já deve atracar no porto brasileiro neste fim de semana, marcando o início dessa conexão comercial direta.
Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a nova rota vai reduzir bastante os custos de transporte e o tempo de viagem. A economia pode chegar a até US$ 14 por tonelada em cargas para a Europa e cerca de US$ 7,80 por tonelada para a China. Ele também destacou que a rota abre espaço para exportação de produtos da Amazônia e do Centro-Oeste, como açaí, cacau e mel, além de outros bioprodutos.
A expectativa é que a iniciativa fortaleça a relação comercial com a China e impulsione o desenvolvimento regional. A rota também cria uma nova opção de saída pelo Arco Norte, ajudando a diversificar os portos usados pelo Brasil e incentivando a bioeconomia e práticas sustentáveis de produção.