A Prefeitura de Jequié foi surpreendida na quarta-feira (20), com a suspensão sem justificativa do seu perfil oficial no Instagram, plataforma gerenciada pela Meta. O canal é essencial para a divulgação de informações e serviços à população, em conformidade com os princípios da transparência previstos na Constituição Federal e na Lei de Acesso à Informação.
Desde então, foram adotadas as medidas jurídicas cabíveis para reverter a situação, que contraria também a Lei Brasileira de Internet (Marco Civil), a qual assegura a defesa do acesso à informação pública. A Prefeitura destaca que “nunca violou as diretrizes da plataforma e que não houve qualquer desvio de finalidade no uso do perfil”.
A administração municipal expressou preocupação com a interrupção da comunicação direta com os cidadãos, ressaltando que o Instagram era um canal vital para divulgar campanhas de saúde, eventos, serviços públicos e atos administrativos. A Prefeitura aguarda solução urgente para restabelecer esse canal essencial de diálogo com a população de Jequié.