A retomada de obras paralisadas e a execução de novos projetos marcaram o primeiro semestre de atuação da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Camaçari. Entre as principais intervenções, estão as realizadas em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), contemplando o Centro Histórico, a Avenida Eixo Urbano Central, Barra do Jacuípe e Itacimirim. “Ao assumirmos a Seinfra, encontramos a cidade sem manutenção civil e com todas as obras paralisadas, algumas há mais de 60 dias”, afirmou o secretário José Mário Bastos.
No Centro Histórico, a segunda etapa da requalificação foi entregue em junho, com destaque para a revitalização da Avenida Getúlio Vargas e da Praça Desembargador Montenegro, que ganhou uma fonte luminosa restaurada. Em Barra do Jacuípe e Itacimirim, as obras já atingiram 90% de conclusão, com entrega prevista para o segundo semestre. A Praça do Alto da Cruz também está na lista de projetos retomados e deve receber bicicletário, quiosques e aparelhos de ginástica.
Além dessas intervenções, mais de 200 praças em diferentes bairros receberam manutenção ou foram requalificadas, a exemplo da Praça dos Arruelas, na Gleba C, e da Praça do Rosário, na Gleba B. Na saúde, 18 unidades passaram por melhorias estruturais, incluindo a UPA dos Phocs, que recebeu obras de drenagem para corrigir falhas da gestão anterior.
No quesito mobilidade, a Seinfra iniciou em março serviços de drenagem em locais como a Estrada da Cascalheira, Parque das Mangabas, Parque Verde I e Ponto Certo. Em abril, teve início a Operação Tapa-buraco, que já passou por diversos bairros, incluindo Gleba E, Bairro Novo, Jardim Limoeiro e Verdes Horizontes, atendendo pontos críticos indicados pela população.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O segundo semestre começou com a requalificação da Praça Arlindo da Farmácia e a criação do primeiro espaço pet da cidade. Também estão em andamento a construção da ponte que liga a Ilha do Meio à Avenida Principal de Itacimirim e a manutenção de estradas vicinais que dão acesso a Jordão, Cancelas e Lagoa Seca. As obras em andamento consolidam o compromisso da gestão em reconstruir a cidade, valorizar espaços urbanos e melhorar a qualidade de vida da população.