Governo Lula responde aos EUA sobre investigação que mira o Pix e comércio digital

Relatório do Itamaraty contesta ação aberta pela gestão Trump em meio a sobretaxas contra produtos brasileiros

Diante de tarifa de Trump, Lula monta comitê e buscará diálogo com empresários
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O governo Lula (PT) envia nesta segunda-feira (18) um relatório oficial ao governo dos Estados Unidos em resposta à investigação aberta pela gestão de Donald Trump sobre supostas práticas comerciais desleais do Brasil. O documento foi elaborado por uma força-tarefa coordenada pelo Itamaraty e envolve diversos órgãos da administração federal.

A investigação, conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), tem como base a Seção 301 da Lei Comercial norte-americana e apura seis pontos: comércio digital e serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais, fiscalização anticorrupção, proteção à propriedade intelectual, mercado de etanol e desmatamento ilegal. O processo foi instaurado após Washington impor sobretaxas de 50% a produtos brasileiros, que entraram em vigor no último dia 6 de agosto.

Entre os focos da apuração estão o Pix e medidas regulatórias que, segundo os EUA, criam ambiente hostil para big techs no Brasil. Washington alega que o país adota tarifas e práticas que prejudicam empresas norte-americanas e ameaça impor novas barreiras a produtos brasileiros caso conclua haver concorrência desleal. O procedimento pode durar pelo menos um ano e é mais um capítulo no acirramento das relações comerciais entre os dois países.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # # # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.